Vamos Pensar um Pouco – Cultura de Estupro

A Cultura de um povo, no sentido de formação sócioeducativa e formadora dos usos e costumes dele perpassa a ideologia de gênero vigente. Aquela que diz quem e o quê é adequado, aceito e correto numa sociedade. Que define o que vestir, o que comer, como se portar, quais os direitos e deveres de cada cidadã e cidadão, e, principalmente, como devem ser tratados cada um deles segundo seu papel e representatividade nessa mesma sociedade.

FB_IMG_1464322518523

Desta forma, um conjunto de ações inconscientemente aceitas, porém claramente ensinadas e preservadas ao longo das gerações, cria uma cultura que atravessa o tempo e atinge as pessoas diretamente ligadas a essa cultura de forma positiva ou negativa. São atos baseados em crenças que vão da simples definição, à mais pura prática violenta de punição verbal ou física aqueles indivíduos que, de alguma forma, desafiaram o contexto.

Daí que, de forma geral, a violência contra a mulher (à mulher negra, à trans, às LGBTS e a toda pessoa que foge do estereótipo), ou a quem questiona os usos e costumes humilhantes e desrespeitosos provindos dessa Cultura antiga, mundialmente aceita e promovida como normal, se torna cada vez mais forte e evidente na forma de culpabilizar a vítima; encontrar motivos que justifiquem os atos violentos; desqualificar a pessoa; criar mecanismos de defesa pessoal dos vulneráveis em vez de reeducar a sociedade; dentre tantas práticas que jogam o peso da responsabilidade do ocorrido sobre os ombros de quem sofre e não de quem pratica, incentiva, ensina a ser dessa forma.

Cultura do Estupro é praticamente a história da humanidade inteira, desde quando Eva tomou a culpa por Adão.

Anúncios

E aí? Tá Gostando? Então comenta, ué?!?! :D

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s